🔎 Investigação  no  Senado 🔎

Oposição reúne assinaturas para CPI da Covid, que deverá investigar omissão do governo no combate à pandemia. Instalação depende do novo presidente do Senado. Brasil registra 1,2 mil mortes em 24h.


🔍 E  na  PGR  (será?) 🔍

Atendendo a pedido do PCdoB, a PGR abre investigação preliminar sobre responsabilidades de Bolsonaro no agravamento da pandemia de covid-19 em Manaus e Pará. Com o histórico de Aras, será que avança?


😷 Motivo  não  falta 😷

Ministério da Saúde reduz pela metade leitos de UTI para covid-19 custeados pela pasta. Conass diz que, sem apoio federal, leitos estão sendo fechados.


😡 Chantagem 😡

Guedes condiciona retomada do auxílio emergencial a aprovação de PEC que corta gastos do governo em outras áreas – e que já era defendida pelo ministro. Auxílio chegaria a 30 milhões de pessoas, metade do que em 2020.


⚖️ Acordo  por  cima ⚖️

Excluídos da negociação, atingidos questionarão acordo entre Vale e governo de Minas no STF. ‘Foi um bom acordo para o governo do Estado e um péssimo acordo para os atingidos.’


🧬 Alerta 🧬

Bahia identifica seis novas linhagens do novo coronavírus no estado. Nenhuma das cepas encontradas é igual às que circulam em Manaus, Reino Unido e África do Sul, que são mais contagiosas, segundo especialistas.


🤝🏻 Direita  unida ➡️

Caiado defende que DEM apoie reeleição de Bolsonaro em 2022. É o segundo sinal na sigla, após declaração de ACM Neto de que o partido não descarta apoiar a reeleição.


⬅️ Escolhido 👍🏽

Lula indica que Haddad será candidato a presidente caso ele não possa concorrer em 2022. Os dois devem começar a viajar pelo Brasil em breve.


🗣️ Até  dentro  de  casa 🗣️

Procuradores criticaram vazamento da delação de Palocci por Moro às vésperas das eleições de 2018: “Meio porra-louquinha”. Cabe registrar: nenhum deles se manifestou publicamente contra a interferência.


👩🏻‍🏫 Sem  governo 👩🏻‍🏫

Sem Orçamento, repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar, aponta órgão do Senado.


🎯 Ernesto  na  mira 🎯

Líder do Centrão, Ciro Nogueira disse em entrevista ao Valor que ‘a condução do Itamaraty hoje prejudica o país’. ‘Ou o ministro muda, ou muda a condução’. Dá pra discordar?


📝 Interferência 📝

Funai muda critérios para definir quem é e quem não é índio. Antes feito por autodeclaração, reconhecimento passa a incluir um tipo de prova criada pela fundação. Para o MP, resolução é inconstitucional e viola direito de autodeterminação dos povos originários.


🚨 Política  de  morte 🚨

Apoio de Bolsonaro a garimpo coloca em risco a vida de duas líderes Munduruku. Alessandra e Kabaiwun Munduruku contam das ameaças, fugas com os filhos e de como o garimpo acirra tensão entre os indígenas mas enriquece apenas os brancos.


ÚLTIMAS:

  • Campanha pela educação vê cenário ainda inseguro para volta às aulas na pandemia de covid-19.
  • Ao STF, defesa de Lula afirma que Lava Jato vigiava conversas com Dilma.
  • Bolsonaro é provavelmente o primeiro líder político da história a desencorajar vacinação, diz especialista francês.

@ Esta coluna é uma seleção de notícias atuais que estão na mídia, com breves comentários do editor do site e seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião do Sindicato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s